10/05/2009

falar à moda de espanha

Na quinta estive na FIEP’09, Feria Internacional de Estudios de Postgrado, e em conversa com o representante de uma das Universidades, sobre o facto de eu ser portuguesa e as diferenças culturais, vai ele e pergunta: «nós espanhóis somos mesmo mal-educados não somos?», (não, que ideia!) LOL . Já no metro, a caminho de casa, vim a fazer a lista mental das expressões que me lembrava de já ter ouvido:

hace un frio de cojones – está um frio do c*ralho (esta foi a primeira que aprendi ou não tivesse chegado eu a Madrid a meio do Inverno)
hijo de puta – esta não precisa tradução suponho :)
que coñazo – que merda
¿pero que coño haces? – que merda está tu a fazer?
cabrón
está de puta madre – está muito bom
no sabes de puta madre – não sabes um c*ralho
no me jodas – não me f*das
tómalo por el culo – vai-te f*der
estoy hasta los cojones – seria a nossa “estou farta até à ponta dos cabelos”
que putada – que treta
(…)

Enquanto que em Portugal esta lista dá direito a uns 20 pais-nossos e outras tantas avé-marias, aqui toda a gente as diz com a maior das banalidades, seja onde for!
(se se lembrarem de mais alguma digam para acrescentar à lista)

6 comentários:

Ana disse...

Muito bem :D
Por indicação da Di e tendo por auxiliar um mini dicionário tão produtivo...vamos então falar à moda de Espanha :D :D :D

NAnda disse...

deve ser só isso que gosto nos espanhóis...

ea foto quem tirou? :)

***

Helena disse...

á carago... msm assim acho k s fizeres uma sondagem por ca tb s deve arranjar alguma coisa... ñ digo é k sejam tão arrojadas lolol
s fosse em comparação com palavras inventadas s calhar ganhavams nós lololol

nos tems uma imaginação mt fértil lol

bjocas*

umarosanaareia disse...

Esta tua listagem vai-me ser altamente útil, isto porque entretanto já não sabia que expressões usar no meu contexto de trabalho... hoje até me tinham sugerido uma bem engraçada "te*** de mijo", depois posso explicar melhor. Muchas gracias señorita!

X__Alien disse...

"tómalo por el culo" não deveria ser "tomar pelo cu"?

Ricardo( primo ) disse...

incrivel... foi exactamente o q eu aprendi em 3 anos de espanhol com professora carmén...

ah e aprendemos tb a beber vodka